Total de visualizações de página

domingo, 24 de fevereiro de 2013

21 de fevereiro de 1917 Nasce Dora, a Luz del Fuego...



Há precisos 96 anos, nasceu Dora Vivacqua...
Uma mulher corajosa e sonhadora
Que nos anos 50, chamava a atenção de todos como:
Luz del fuego




Antes de tudo,queria agradecer com imensa gratidão ao "remeiro" que ha dez anos atrás me apresentou parte fundamental da história desta figura única de nosso país...

O "nativo" que com braçadas fortes remando mais de uma hora,atravessou a Baía de Guanabara
e ancorou na Ilha do Sol,me mostrando um lugar mágico que eu jamais poderia imaginar que existia...
Sou eternamente grata por ter tido a oportunidade de conhecer "Luz del Fuego"

O portal que foi aberto durante este passeio,só poderia ser apresentado por quem conhecia
 os mistérios da Baía de Guanabara,
um "nativo" que nadou, pescou, remou
e cresceu nas mesmas águas que uma bela Sereia viveu
Obrigada Remeiro!Obrigada meu Companheiro...



Ilha do Sol vista de longe... Foto tirada por mim (Tati Bello)







A Luz del Fuego,teve diversas fazes

Nasceu como Dora Vivacqua ,
em uma família conservadora
que realizava sarau de poesia
frequentadas até pelo poeta brasileiro
Carlos Drummond de Andrade...

Foi Dorinha,
Uma moça espivitada
Na praia de Copacabana e na
Boêmia da Lapa

Foi Madame Frequentadora do Copacabana Palace
Casada,mais não no papel
Não via a união como um contrato...
Entediada,queria domesticar uma cobra,dançar...

Começou sua carreira no circo
 com o nome de
Luz Divina

E se consagrou como a Vedete
Luz del Fuego  
que dançava com cobras
Se apresentando nos
Teatros de Revista

Como era sonhadora,queria mais...
Era Naturalista
Fundou o PNB (Partido Naturista Brasileiro)
E sonhava com uma sede para o primeiro
Clube de Nudismo da América Latina

E conseguiu, eis a Ilha do Sol !!


Nesta fase ela se chamava,
 Luz, Dona Luz..
A sereia viva
que morava em uma ilha..

E foi justamente por esta Luz que eu me encantei
Pela história desta mulher corajosa
Que enfrentou riscos para realizar os seus sonhos

Ela conseguiu fundar o primeiro
Clube Naturalista Brasileiro
Sendo a genitora do nudismo no Brasil
Reconhecida pela International Naturist Federation






A ilha tem uma beleza única!
Ela é cercada por pedras e é bastante árida
Dá ultima vez que estive lá, tive a sensação de estar nadando
em um quadro antigo de tom  sépia
por causa das cores das esculturais pedras...



Na lateral esquerda da ilha existem pedras flutuantes que na viagem da minha contemplação
 Podia ver assentos naturais de belas sereias
O formato das pedras pareciam ter sido feitos para seres
amantes da natureza tomarem sol livremente...


A Ilha do sol
fez um enorme sucesso em seu auge,
vários atores de hollywood
frequentavam o clube,
entre eles Steve  MacQueen e Brigitte Bardot

Existiam várias regras,
Roupa era proibido
Atos sexuais também pois haviam crianças frequentando o clube
E a ideologia era de se ter um lugar familiar
para tomar banho de mar e de sol nú
E graças a Luz del fuego
esta prática pode ser realizada nos dias atuais,em diversas praia do Brasil.
(Mais informações sobre a Ilha do Sol:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Sol  )






Como já dito antes,o portal para a descoberta desta incrível história
Foi um passeio de barco até a ilha do sol
Tive este privilégio,pois moro perto da Baía de Guanabara...
A partir daquele primeiro contato (já fazem dez anos) fui atrás de informações
Sobre,quem era a ilustre moradora daquela ilha
Na internet o que se encontrava eram pequenos resumos,
 Informações sobre o sucesso que fazia a sua dança com cobras
E como foi a sua trágica morte

O site mais completo era o Memória Viva:
http://www.memoriaviva.com.br/luzdelfuego/

Eu salvei todas as fotos de Luz e praticamente decorei as informaçõe deste site na época...

E foi nele que descobri que existia um Filme  e um Livro sobre sua vida

 Assisti o filme cerca de um ano depois em um cineclube que frequentava,
 na minha opinião, o longa mostra uma mulher louca e depravada...
(Hoje ele esta disponível no You Tube,procure por: Luz del fuego 1982)

Já o livro, era o meu maior sonho...

Fui encontrar em um sebo na cidade do Rio de Janeiro próximo a
Praça Tiradentes e ao Teatro Carlos Gomes
 principal teatro da época, e um dos  palcos de suas apresentações...

Foi um dia especial para mim!
Três anos apos a primeira visita a morada da sereia Luz
eis o livro da sua história em minhas mãos!

Ele passou a ser o meu grande tesouro






Luz del Fuego- A bailarina do povo de Cristina Agostinho




Esta biografia conta a  história desde a da matriarca dos Vivacqua,
a avó paterna de Dora Vivacqua (Luz del fuego)
Até sua trágica morte, com relatos detalhados de um dos assassinos que planejou a
emboscada mortal para Luz del Fuego




O livro mostra quem foi a sonhadora Luz
Uma mulher inteligente e com ideais
Que através da coragem conseguiu realizar todos os seus desejos...








Uma diva que inspira o meu dia a dia...






  Era um ser pensante e filosófico
Era muito além de um corpo sensual e desnudo

    "Quem tem a liberdade de todos os atos, despreza-a.Quem não a possui,anseia por ela.Que decifrará o enigma da vida"








     "Fujo da tristeza e do ceticismo.Repugno idéias pessimistas e ambientes onde não haja luz e calor.
Alcovas fechadas,cheirando a mofo e umidade, não se afinam com minha cabeça"








     "Minha vida é a minha mais aperfeiçoada defesa.Elaboro asas nos braços,prefaço meu voo sem o peso da  discórdia ou do arrependimento.Se não me entenderam,se em todo esse tempo ainda não me entenderam,paciência..."








    " Amo a solidão e a natureza.Ambas existem dentro e fora do meu coração."




O livro dismistifica a má fama de luz del Fuego
Ler sua biografia, acaba sendo um encontro
Com a sereia que dançava com cobras
e andava nua na liberdade de sua ilha

                                                                ...


Enquanto estava editando este Post, resolvi fazer uma rápida busca para encontrar
 uma bela foto de Luz del Fuego

E com o que me deparei ?
UM ERRO GRAVÍSSIMO!!!
Preciso deixar meu comentário...

Uma foto de uma ruína,em umas pedras...
A foto trás a seguinte legenda: "Aqui viveu Luz del Fuego"
Pelo que eu percebi, muitos estão acreditando nesta informação

 "Aquilo" não faz muito sentido
Luz planejou a Ilha do sol para que ficasse tudo ao seu rápido alcance...

Esta construção provavelmente pertence a uma outra ilha bem próxima
Que fica entre a Ilha de Paqueta e a Ilha do Sol,
A Ilha de Taubacê.
Aconteceu um equivoco.




Então para esclarecer qualquer dúvida...


Esta é a Morada de Luz del Fuego!



                               
  Uma linda casa, com a arquitetura projetada pela própria Luz del Fuego
Reparem nas grades, lá era o seu quarto.
A construção tinha um formato sinuoso,semelhante os movimentos de uma cobra...



Estas fotos foram tiradas em 2006
Eu estava radiante de felicidade!!!
Tinha adquirido o livro ha poucos dias
E este passeio foi para ver a Ilha com outros olhos depois de ter lido a história completa...


Do outro lado da casa há uma escada que dá acesso a lage
Lá em cima é possível ver toda a ilha, toda a Baía de Guanabara
E uma obra de arte que Luz deixou:
O desenho de duas cobras, feito por ela mesma  no cimento da lage de sua casa
Representam Cornélio e Castorina  suas parceiras de palco.

É uma pena não ter fotos destes detalhes, apesar de ser bastante claros em minha memória
Na época eu ainda não tinha câmera digital
E estas foram as fotos que eu e meu companheiro
Registramos desta visita a Ilha do sol



Sentindo a energia de Luz del fuego  no centro de sua casa-sede...
Nela havia:
um dormitório,uma sala grande, banheiro e lanchonete
Foi a unica construção que permaneceu de pé

Neste dia foi possível explorar a ilha com calma...








Foi um lindo passeio...


Contemplação e Respeito a Morada de Luz
Que para mim foi uma Sereia que viveu na Baía de Guanabra
Se integrando a natureza,convivendo com toda a força natural dos ciclos da Terra
Enfrentando Chuva e Sol forte
Marés cheias e agitadas ou "espelho" como da foto acima...

Vento, Luas, perigos...
Pois o clube Naturista fez sucesso,teve diversos sócios, mais depois caiu no esquecimento...
E nesta fase ela se tornou uma sobrevivente de uma ilha quase deserta
Sua fama já não era mais áurea
Seus longos cabelos foram perdendo o brilho,sua juventude foi se esvaindo...

É esta fase de Luz del Fuego
que me causa curiosidade e admiração.
A coragem que ela teve em enfrentar o perigo para viver naturalmente é inspiradora!
Por isso que a chamo de Sereia Luz

O Glammur é passageiro,
mais a batalha da vida é contante,
Diária e insensante...



Esta admiração me trouxe várias inspirações


Este desenho fiz ha menos de um mês,inspirado em um de seus escritos...

"Queria,com todas as minhas forças ser possuidora de uma grande serpente.
Domestica-la,dançar em público envolvendo-me em suas perigosas espirais, sentindo o  contato das escamas ásperas e frias"


Um quadro de recorte e colagem...



Com a seguinte frase; " A hipocrisia e o preconceito por conveniências e interesses,adoeceram o corpo e alma da humanidade."



Também participei de uma amostra de curta-metragens promovido pela cidade de Niterói.
O evento aconteceu no Teatro popular de Niterói (projetado por Oscar Niemeyer)em 2008.




O curta de apenas Três minutos pode ser visto em exibição na amostra.
Luz del Fuego foi aplaudida...



O curta-metragem serviu como um singelo lembrete  da existência desta grande Mulher


Foi emocionante passar uma mensagem para um auditório lotado e atento




Outra inspiração significativa,
 foi o nome de um barco amigo que conviveu conosco durante alguns anos
O barco Luz Divina!


Luz Divina foi o primeiro nome artístico de Luz,
quando começou sua carreira nos circos...

Este barco nos ajudou a explorar os arredores da Baía de Guanabara
Mostrando o Universo em que A Sereia Luz viveu durante décadas





O primeiro passeio que fizemos com o barco,
Foi rumo a Ilha do Sol
Desta vez fui com duas câmeras digitais para filmar e fotografar,
mais as pilhas acabaram misteriosamente...
O que restou foi explorar a Ilha
Mergulhar e contemplar o paraíso perdido




Sendo que é preciso bastante atenção
A sensação de que podem roubar seu barco e armarem uma emboscada
Continua no ar
Talvez seja porque esta foi a ultima cena de Luz viva na Ilha...

Os assassinos de Luz del fuego, roubaram o barco dela as escondidas
depois voltaram para chamá-la, para tentar convence-la de ir com eles
 Em busca  de seu amigo barco de nome Pagé
No início ela relutou,veio com uma arma em punho
Mais acabou caindo na lábia dos "piratas carniceiros" entrando na embarcação deles.
Foi sua última noite...

Longas histórias sobre Dora Luz!

Se deixar escrevo um livro sobre a minha visão de quem era Luz del Fuego

O palco dela passou a ser a Baía de Guanabara
Hoje tenho o privilégio de morar a poucos minutos dessas águas
Que infelizmente se encontram poluídas
Mais toda vez que vou pegar a BR 101
Atento meus ouvidos para a voz de seus segredos

Tente fazer isto você também...
Olhe para o horizonte dela
Procure a Ilha do Sol
A ilha de diversas pedras continua no mesmo lugar







Espero que tenham gostado desta longa postagem...
Comentem,perguntem
Será um prazer dialogar sobre a querida Luz del Fuego!

Se não fosse você, Sandro Sodré,nada disso estaria vivo em meu coração...
Agradeço a ti,meu companheiro de inconstantes marés,
permaneçamos no mesmo barco
Sob a Luz Divina
Obrigada,remeiro...
Tati Bello.

Visite o meu blog em homenagem a Luz del Fuego
Nele falo sobre o legado deixado por Dora Luz, livros e muito mais !
http://luzdelfuego100anos.blogspot.com

13 comentários:

  1. Te levei lá porque a Ilha do Sol sempre me encantou desde menino olhava para ela e pensava um dia eu vou lá, nessa época não sabia da história que cercava a Ilha, quando fiquei sabendo aí mesmo que eu queria ir, até chegar o dia, já adolescente fui remando num caíco velho (barco a remo) e levei mais três amigos, na ída maré espelho na volta maré alta e revolta, aventura e respeito nas águas da Guanabara, amo a Baia suas Ilhas e seus mistérios, eu não imaginava que lhe proporcionaria um bem tão grande te apresentando essas águas, achei que éra só mais um passeio, mais foi um Divino Encantamento, dois seres que se AMA num lugar encantado... MÁGICA VIDA!!!

    ResponderExcluir
  2. O menino que há em ti,me convidou para sair, me apresentando seu paraíso,atravessamos o portal do encanto com a magia do AMOR que nos une em sintonia plena.Seu coração tocou o meu e é por isso que também amo as águas da Baía de Ganabara. Depois de tantas aventuras mágicas,podemos hoje segurar nos braços um lindo fruto que nasceu no dia do padroeiro dos pescadores e remeiros... Ele veio nos alegrar,veio para ser um companheiro a bordo,veio para no mostrar que continua sendo MÁGICA a VIDA! Encantada,permaneço...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pesquisando sobre Luz Del Fuego, pela internet deparei-me com seu blog, achei divino. eu tenho um fascínio muito grande por ela, estava a procura de noticias sobre a casa em que ela viveu, de repente você me presenteia com este belo texto e suas maravilhosas imagens. Moro na Bahia, pretendo visitar a ilha, é muito difícil o acesso?
    Quanto ao livro, encomendei um sebo virtual, não vejo a hora de lê-lo!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina! Fiquei muito feliz por você ter gostado da postagem e agradeço imensamente os elogios ...Fico mais feliz ainda em saber que você também admira esta Diva inspiradora chamada Luz del Fuego!
      Fiz está publicação para compartilhar a viagem que fiz ao Mundo da bela Sereia Nua ,nossa Musa, é agora me sinto imensamente grata por saber que ao abrir meu coração admirado atingi os anseios de mais uma admiradora desta Incrível Mulher. Obrigada!
      A Ilha do Sol está localizada na Baía de Guanabara, que infelizmente atingiu um nível gravíssimo de poluição. O que fez a maioria dos pescadores locais abandonarem a pesca pois os poucos peixes que lá se encontram estão contaminados. E são exatamente estes nativos que conhecem a história e poderiam te levar até  lá. Mais a pouco tempo fiquei sabendo que a Marinha retomou a sessão da ilha e as visitas ao local se tornou proibido. O acesso se fazia pela Praia das Pedrinhas, uma praia de curta extensão as Margens da BR 101 no Município de São Gonçalo.
      Que também é bastante precária em relação a limpeza e conservação. Ao cruzar a BR neste ponto também é possível ver a Ilha do Sol com seus rochedos no meio da Baía de Guanabara.
      Existe outra forma de ver a ilha,mais pelo  outro lado, fazendo uma viagem de barca entre o Centro do Rio de Janeiro e a Ilha de Paquetá. Assim você vai  ver Ilha de longe, durante alguns minutos... Não sei se vale a pena pois deste lado não da para ver a casa.
      Quanto ao livro,tenho certeza que você vai gostar! É um tesouro para ser guardado para sempre!
      Se quizer, sinta-se a vontade para expor aqui no blog o que você achou sobre a obra quando esta já tiver em suas mãos...
      Tina, um abraço agradecido!
      Qualquer dúvida,estou aqui...
      Até Mais!
      Tati Bello

      Excluir
  4. Oi, querida!
    Olha eu de volta! Um pouco tardia, mas tudo bem.
    Você me deixou triste com essa noticia, uma pena eu e outros admiradores da nossa Sereia, não pode ir até a ilha, que dó.
    Eu, não entendo o porque não transformaram aquela casa em um memorial. Aquele paraíso, seria uma fonte de pesquisa inesgotável para os admiradores de Luz, essa chama não pode e não deve se apagar.
    O livro voltou, estive de ausentar por um tempo, acredito que até o inicio de janeiro, já o tenha em mãos. A propósito, no "skoob" um site para interagir sobre livros, eu vi o da Luz, mas não tem sinopse, está vazio, sem nada. Se você tem acesso e puder preencher aquele lacuna, eu agraço, caso contrário, colocar a sinopse do livro por aqui, e eu posto no site.
    Obrigada, por sua atenção e carinho!
    Vamos nos falando!

    ResponderExcluir
  5. ola tati! tambem procurando sobre Luz del Fuego achei seu blog maravilhoso! Tambem fiquei frustrada com o abandono da ilha e a poluiçao local, um lugar que tinha que ser preservado.... Gostaria muito de ter ido lá... parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É uma honra receber elogios logo nesta data:21 de fevereiro... Data em que Luz del Fuego nasceu! Fiquei feliz que tenha gostado do Blog!!
      Infelizmente o descaso tomou conta da Ilha, junto com a sujeira... Gostaria que todos os admiradores desta grande Diva tivesse a oportunidade de conhecer a última morada da Sereia Nua. Partindo deste desejo fiz esta singela postagem para compartilhar a grande oportunidade que tive de visitar a intrigante Ilha do Sol.
      Um grande abraço. Seja bem vindo ao blog e desculpe a demora... Até mais!

      Excluir
  6. Boa noite! Sou colaborador do projeto Wikipédia e, há aproximadamente duas semanas, comecei a reescrever o artigo sobre Luz del Fuego e, por meio de pesquisas em busca de informações sobre a biografada, encontrei essa página, em que há ótimas imagens da Ilha do Sol, ausentes no artigo sobre a artista. Como a Wikipédia apenas aceita materiais livre de direitos autorais ou cujo uso foi autorizado pelo próprio autor da obra, não há muitas imagens da artista em sua página. Há somente uma que nem sequer a define bem. Gostaria, pois, de saber se permite o uso de algumas dessas fotos no verbete sobre a biografada? Tenho interesse em contribuir com essa página que representa um pedaço da história do nosso País (pois foi Luz a responsável por instalar o naturismo no Brasil), mas as informações e imagens sobre parte da cultura de nossa nação e de personalidades que marcaram as suas épocas são, infelizmente, demasiado escassas. Espero a tua resposta! Atenciosamente, Raul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,Raul Carvalho!
      É com imensa felicidade que recebo a sua mensagem,leio emocionada as suas palavras e aceito de coração ter as minhas imagens publicadas na página do Wikipédia.
      Quando fiz esta postagem,tive a intenção de mostrar um pouco da história desta importante e corajosa mulher brasileira, Dora Vivacqua/Luz del Fuego que com persistência e realização dos seus sonhos, foi uma fonte de inspiração na minha vida.A página continua online para assim informar quem ainda não a conhece e também para chegar a admiradores como nós que sentem a necessidade de manter a Luz de sua importante passagem pela Terra acesa. Concordo plenamente que a história da Mãe do Naturismo no Brasil precisa de uma atenção maior. Será um prazer poder contribuir na atualização do artigo sobre a nossa Querida Luz del Fuego.
      Agradeço imensamente pelo contato e aguardo ansiosa por seu precioso texto.
      O Wikipédia é uma fonte de pesquisa muito importante e ter a chance de ver um pedaço de mim nestas informações, é um maravilhoso Presente!
      Se o Universo me permitir uma nova visita a Ilha do Sol, certamente estarei fazendo uma nova postagem, com fotos atuais, palavras de carinho e admiração mostrando que a sua história continua inspirando os meus dias.

      Agradeço novamente, Raul.
      Imensamente grata pelo Contato.
      Até Breve!
      Tatiane Bello - Natural Tati



      Excluir
    2. Boa Noite,Raul Carvalho!
      É com imensa felicidade que recebo a sua mensagem,leio emocionada as suas palavras e aceito de coração ter as minhas imagens publicadas na página do Wikipédia.
      Quando fiz esta postagem,tive a intenção de mostrar um pouco da história desta importante e corajosa mulher brasileira, Dora Vivacqua/Luz del Fuego que com persistência e realização dos seus sonhos, foi uma fonte de inspiração na minha vida.A página continua online para assim informar quem ainda não a conhece e também para chegar a admiradores como nós que sentem a necessidade de manter a Luz de sua importante passagem pela Terra acesa. Concordo plenamente que a história da Mãe do Naturismo no Brasil precisa de uma atenção maior. Será um prazer poder contribuir na atualização do artigo sobre a nossa Querida Luz del Fuego.
      Agradeço imensamente pelo contato e aguardo ansiosa por seu precioso texto.
      O Wikipédia é uma fonte de pesquisa muito importante e ter a chance de ver um pedaço de mim nestas informações, é um maravilhoso Presente!
      Se o Universo me permitir uma nova visita a Ilha do Sol, certamente estarei fazendo uma nova postagem, com fotos atuais, palavras de carinho e admiração mostrando que a sua história continua inspirando os meus dias.

      Agradeço novamente, Raul.
      Imensamente grata pelo Contato.
      Até Breve!
      Tatiane Bello - Natural Tati



      Excluir
    3. Olá Novamente Raul!
      Como já dito antes estou muito feliz em fazer parte desta contribuição.
      Deixo aqui o meu e-mail para dar continuidade a realização desta importante atualização: tatianebello@yahoo.com.br
      Entre em contato, assim poderemos falar mais sobre as imagens e termos aceitos pela Wikipédia.

      Até Breve!

      Excluir
  7. Oi Tati!
    O filme com a Lucélia Santos é um acinte a memória de Luz Del Fuego.
    O livro que tem em mãos, infelizmente foi feito sem a autorização da família. E as cartas trocadas entre Dora e Eunice, fotos e outros documentos jamais foram devilvidas à família. O livro, tem fatos verdadeiros, mas foi muito romanceado.
    Porém, em breve, sairá um filme maravilhoso, fidedigno e a altura de Luz Del Fuego.
    Assim que sair te aviso aqui. Pois ainda não sei como será a circulação do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Clara! Desculpe a demora da resposta, vi o seu comentário assim que enviou e quero te dizer que fiquei imensamente feliz e muito surpresa em perceber que uma descende de Luz del Fuego chegou até mim, é uma honra te receber querida Ana!
      Deixo esta felicidade em falar com você registrado hoje,21 de Fevereiro, data em que a 101 anos atrás, a revolucionária Dora nasceu.
      Desde que vi o filme pela primeira vez em 2004, desconfiei que a história difere muito da realidade. Porém eu admiro a coragem da atriz em se entregar ao papel e interpretar Luz del Fuego mesmo sendo através da visão do Diretor. E um ponto que acho válido no filme é que existe o registro da Ilha do Sol. Em uma cena em que estão no barco admirando a ilha... Hoje em dia está tão difícil visita-la, então na obra o último Lar de Luz ficou eternizado.
      Quanto ao livro, para mim é uma fonte de conhecimento, concordo que trás uma biografia suave e ao meu ver , ao ler a obra o carinho por Luz só aumenta.
      Mais sabermos que a vida de Dora teve muitos acontecimentos polêmicos...
      Lamento o fato dos pertences não terem sido devolvidos, espero que não se perca.
      Acredito que conforme a descendência vai aumentando, atravessando gerações, a admiração aumenta, pois imagino que por conta da era em que vivemos hoje, compreender o tamanho do sonho e da coragem que Dora emanava, com atitudes super afrente do tempo em que ela vivia, faz cada detalhe, vestígio, registro e pertence ganhar um valor além de sentimental, irrisório par ti que tem o sangue Vivacqua.
      Será um prazer trocar longas conversas contigo. Me sinto presenteada por receber o seu contato! Quando o novo filme sair, tenho certeza que será um marco! Agradeço pela consideração em me avisar!
      Fiquei sabendo que no ano passado durante os 100 anos de Luz del fuego, teve uma exposição com fotos, muitas inéditas, pertencente ao acervo da família. Vi imagens e fiquei encantada!
      Tem também as imagens remasterizadas do documentário A nativa Solitária. Nos registros é possível perceber a Rainha que Luz era quando estava em contato com a Natureza.
      É impossível para mim escrever pouco quando o assunto é Luz del Fuego...
      Vamos conversar mais sobre a nossa querida Diva?
      Meu email é tatianebello@yahoo.com.br
      Um grande abraço Ana! Prazer imenso em te conhecer!

      Excluir